O que é um Studienkolleg?

O que é um Studienkolleg?

"Studienkolleg" é um termo alemão que se refere a um curso preparatório que estudantes estrangeiros, que desejam estudar em uma universidade alemã, mas cujos diplomas de conclusão escolar não são diretamente reconhecidos, podem fazer para se preparar para os estudos universitários na Alemanha. O principal objetivo do Studienkolleg é preencher a lacuna entre os sistemas escolares estrangeiros e o sistema educacional alemão.

Aqui está como isso pode se aplicar a estudantes brasileiros:

  1. Elegibilidade para Universidades Alemãs: Nem todos os diplomas internacionais de ensino médio são considerados equivalentes ao "Abitur" alemão (a qualificação para entrada na universidade). Estudantes brasileiros que possuem um certificado de ensino médio (Ensino Médio) podem descobrir que seu certificado não é imediatamente reconhecido para entrada direta nas universidades alemãs. Dessa maneira, eles podem precisar frequentar um Studienkolleg primeiro.

  2. Tipos de Cursos: Existem diferentes tipos de cursos Studienkolleg, cada um voltado para diferentes disciplinas acadêmicas. Por exemplo:

    • Curso M: para graus médicos, biológicos e farmacêuticos
    • Curso T: para graus matemáticos, científicos ou técnicos
    • Curso W: para negócios, economia e graus em ciências sociais
    • Curso G: para humanidades ou estudos alemães
    • Curso S: para estudos de idiomas
  3. Exame de Entrada: Para entrar em um Studienkolleg, os estudantes geralmente precisam passar em um exame de admissão (Aufnahmeprüfung). Este teste avalia a proficiência em língua alemã e alguns conhecimentos básicos na área de assunto relevante para o curso que desejam seguir.

  4. Duração: Os cursos Studienkolleg geralmente duram um ano e terminam em um teste de avaliação chamado "Feststellungsprüfung" (FSP). Passar neste teste é crucial, pois determina se um estudante pode seguir para a universidade.

  5. Proficiência em Língua Alemã: Embora o Studienkolleg ajude os alunos a se adaptarem às demandas acadêmicas das universidades alemãs, um certo nível de proficiência na língua alemã (geralmente nível B1 ou B2) é necessário para obter admissão em um Studienkolleg.

  6. Benefício para Estudantes Brasileiros: Além de prepará-los academicamente, o Studienkolleg oferece aos estudantes brasileiros a oportunidade de se familiarizar com o sistema educacional alemão, cultura e língua. Isso pode ser muito importante para tornar a transição mais tranquila quando começarem seus estudos universitários.

Se um estudante brasileiro estiver interessado em frequentar um Studienkolleg, ele deve entrar em contato com um de nossos consultores que pode ajudá-lo a tomar a melhor decisão e orientá-lo durante o processo de inscrição.

Back to blog

Leave a comment